quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ESTILOS DE APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS X-DEDCX
PEDAGOGIA-PARFOR
ENSINO DE LíNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS
PROFESSORAS DANIELE DOS SANTOS BARRETO E ZENITE SÔNIA VALKINIR

SILVANE DOS REIS FRANCO NASCIMENTO
SIRLANE FRANCO DE CARVALHO NUNES

 ESTILOS DE APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

Os estilos de aprendizagem e as estratégias de aprendizagem é um dos aspectos abordados nas pesquisas sobre a aquisição de L2.
O menciona uma estudo feito por Willing (1988) que fez um recolhimento de dados de 517 adultos aprendendo inglês. Dessa pesquisa, o autor chega a conclusão que os alunos poderiam ser classificados em quatro tipos:
·         Concreto: com o uso de jogos, gravuras, filmes, pais work e prática do inglês fora da sala de aula;
·         Analíticos: estudam a gramatica através de livros e jornais, estudam sozinhos, descobrem seus próprios erros e resolvem problemas;
·         Comunicativos: através da comunicação fora da sala de aula;
·         Passivos: gostam da explicação do professor, anotam tudo, aprendem lendo e visualizando novas palavras.
A aquisição da L2 é caracterizada pela regularidade de tipos de erros dos alunos (hipótese) e pela sequencia na qual a gramatica é internalizada.
Ellis (1993) sugere que há duas dimensões a qual os alunos se diferem:
·         Afetiva: os alunos podem ser ativos ou passivos;
·         Cognitiva: os alunos podem ser studial ou experiential.
O equilíbrio entre os estilos favorece o processo de ensino.
A avaliação dos estilos de aprendizagem é a identificação das estratégias de aprendizagem dos alunos favorece o planejamento de intervenção.

Nesse contexto pensamos que para os surdos seria mais viável o tipo de aprendizagem concreto, pois parte de materiais que ele poderá visualizar e até mesmo pegar, acabando por sua vez, sendo no afetivo, passivos e no cognitivo, experimential.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é de grande importancia para mim, por isso, deixe o seu comentário ou crítica.