UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS X-DEDCX
PEDAGOGIA-PARFOR
ENSINO DE LíNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS
PROFESSORAS
DANIELE DOS SANTOS BARRETO E ZENITE SÔNIA VALKINIR
SILVANE DOS REIS FRANCO NASCIMENTO
SIRLANE FRANCO DE CARVALHO NUNES
ESTILOS DE APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
Os
estilos de aprendizagem e as estratégias de aprendizagem é um dos aspectos
abordados nas pesquisas sobre a aquisição de L2.
O
menciona uma estudo feito por Willing (1988) que fez um recolhimento de dados
de 517 adultos aprendendo inglês. Dessa pesquisa, o autor chega a conclusão que
os alunos poderiam ser classificados em quatro tipos:
·
Concreto: com o uso de jogos, gravuras,
filmes, pais work e prática do inglês fora da sala de aula;
·
Analíticos: estudam a gramatica através de
livros e jornais, estudam sozinhos, descobrem seus próprios erros e resolvem
problemas;
·
Comunicativos: através da comunicação fora da
sala de aula;
·
Passivos: gostam da explicação do professor,
anotam tudo, aprendem lendo e visualizando novas palavras.
A
aquisição da L2 é caracterizada pela regularidade de tipos de erros dos alunos
(hipótese) e pela sequencia na qual a gramatica é internalizada.
Ellis
(1993) sugere que há duas dimensões a qual os alunos se diferem:
·
Afetiva: os alunos podem ser ativos ou
passivos;
·
Cognitiva: os alunos podem ser studial ou experiential.
O
equilíbrio entre os estilos favorece o processo de ensino.
A
avaliação dos estilos de aprendizagem é a identificação das estratégias de
aprendizagem dos alunos favorece o planejamento de intervenção.
Nesse
contexto pensamos que para os surdos seria mais viável o tipo de aprendizagem
concreto, pois parte de materiais que ele poderá visualizar e até mesmo pegar,
acabando por sua vez, sendo no afetivo, passivos e no cognitivo, experimential.
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