domingo, 11 de dezembro de 2011

A APRENDIZAGEM COGNITIVA.

A aprendizagem cognitiva é aquela que em cujo processo predomina os elementos de natureza intelectual, tais como a percepção, raciocínio, memória, etc.

 
Fatores determinantes

 
Alguns fatores são imprescindíveis para a aprendizagem, como a percepção, a atenção, o raciocínio, a memória, etc.
Percepção – É a capacidade de perceber os estímulos do meio ambiente, através das experiências, das vivencias anteriores e das necessidades presentes. A percepção leva à aquisição de conhecimentos específicos a respeito dos objetos, pessoas e fatos, diretamente, através da estimulação dos órgãos dos sentidos.
As impressões sensoriais não são tomadas, para resultarem na percepção; o indivíduo recebe, organiza, integra e interpreta as experiências sensório-perceptivas.
Atenção – É a capacidade de selecionar e perceber alguns fatores como intensidade do estimulo, subtaneidade da mudança para a focalização da atenção. Ela é de fundamental importância para a aprendizagem, pois sem ela não conseguimos absorver os aspectos nos estímulos do meio ambiente.
Memória – A memória não é confiável, pois as funções de fixação, retenção e reconhecimento não envolvem os demais processos necessários para a compreensão das citações da realidade vivenciada. A memória colabora para o  exercício das funções do raciocínio e da generalização, faz com que o aprendizado seja assinalado, retido e depois lembrado, evocado ou reconhecido quando aparece no campo da consciência do indivíduo.
A falta de evolução da memória pode ser resultado de uma atitude de defesa contra lembranças de imagens ou de um percepto desagradável ao sujeito.
A aprendizagem varia conforme a natureza da tarefa a ser aprendida.
O «Insight» - É a compreensão, a interpretação total de um problema através da concentração da atenção, da observação, da associação de idéias, juízos, etc. Isso normalmente acontece subitamente, quando o aprendiz analisa e critica sua percepção, ele tende a melhorá-la chegando a compreensão da situação.
Essa aprendizagem é vista como inteligente, interpretativa e integrativa, resultado da compreensão de relações existentes em uma situação problema. Esta serve para na utilização de resoluções de problemas do cotidiano e não é meramente uma memorização e sim um aprendizado verdadeiro.
O Ensaio-e-erro – É a necessidade de se formar várias hipóteses para a solução de uma situação problema, as hipóteses que não são adequadas são eliminadas aos poucos ficando somente a correta. A sua característica é a percepção mais ou menos vaga, ou percepção incompleta das relações entre meios e fins, em uma situação. Essa aprendizagem obedece a objetivos, não é um processo cego, mecânico. É uma aprendizagem direcionada para algum objeto, e cada passo, bem sucedido ou não, é planejado.

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