domingo, 11 de dezembro de 2011

Pesquisa sobre a análise da psicogenese daleitura e da escrita

1.    O que é preciso garantir para que o diagnóstico seja bem feito?
Em primeiro lugar ser capacitada na área a qual estou inserida, sem dúvida conhecer a construção da base alfabética no caso do 1º ano do ensino fundamental. Visto que, temos que oferecer aos educandos diversas formas de tarefas e tempo para que não façamos diagnósticos precipitados, ou seja, errado.
2.    O que se deve olhar na análise das escritas produzidas?
Perceber que a criança está num processo de transição da leitura e da escrita, observar o formato da letra, a quantidade de letras que as crianças julgam de acordo a palavra, observar o fonema ouvido pela criança porque muitas vezes a criança apresenta problema na fala e escreve incorreto. Ela perceve que palavra escrita é constituída de conjuto de letras.
3.    Como pensa que esses dados podem ser utilizados?
Nas análises de estudos em sala de aula, um caminho para a descoberta de uma possível ajuda para uma criança que, depende de um fonodiodogo e em diversas áreas da coordenação pedagógica entre outras mais.
4.    No cotidiano da sala de aula, qual a função de se realizar a análise dessas escritas?
Para avaliar e auxiliar o desempenho do aluno seja de forma positiva ou negativa, ou índice de aproveitamento uma vez que para a mesma esteja no  nível alfabético, que é o nível que pode-se considerar que o aluno atingiu a compreensão da linguagem escrita.
Conclusão

Bem, diante do conhecimento que possuo sobre a profissional e a escola, sei que ambas são elogiadas. No entanto, aos conhecimentos que adquiri durante os cursos, a experiência profissional e hoje adiciono à faculdade, percebo que está tem conhecimento, mas em sua pratica isso não é aplicado como deveria ser.
Ao solicitar à professora as amostras das escritas, pude perceber que havia atividades de escrita e não um trabalho voltado a analise da leitura e da escrita, pois nestas não havia marcações sobre como a criança leu e não houve observação do professor nessa parte, porque segundo o meu ver, havia uma atividade onde a lista de palavras de um aluno possui duas palavras fora da ordem e esta nem chegou a perceber que as palavras estavam em lugares trocados colocando a palavra que deveria ser naquele lugar, sendo assim, esta atividade ficou mais “errada” do que realmente estaria.
Como ex-professora de educação infantil, sei da importância dessa análise, sei também que poucos a pratica, sendo assim nossos alunos passam pela escola e esta não percebe suas necessidades para que haja chance de correção na idade correta. Segue anexos algumas das atividades que tive acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é de grande importancia para mim, por isso, deixe o seu comentário ou crítica.