domingo, 11 de dezembro de 2011

Carta sobre o livro “Suzana e o mundo do dinheiro”

Posto da Mata, 14 de janeiro de 2011.

Querida Professora Nalva, gostaria de ressaltar que o Livro “Suzana e o mundo do dinheiro” é de fácil leitura e completa perfeitamente a leitura anterior do Livro “Capitalismo para principiantes”.

Nesta ocasião gostaria de destacar alguns pontos que chamaram a minha atenção e que foram de grande aprendizado.
Suzana uma adolescente um pouco diferente, consegue perceber em meio a tantos mitos, costumes e tradições a verdadeira face do mundo do dinheiro. Sorte dela em ter um avô que saciava todas as suas curiosidades. Suas preocupações com o mundo me comoveram, pois se existissem muitas Suzanas nesse mundo, este, poderia ser diferente.
Tudo no mundo se move em pró do dinheiro, e é por ele que muitos foram presos e até mortos. Suzana consegue ver que cada adulto trabalha muito e ganha pouco, porque são explorados pelos donos do dinheiro, restando assim, pouco tempo para desfrutarem do pouco que recebem isto quando esse pouco dá para as despesas.

Suzana sonha com um futuro melhor, mas sabe que será difícil, pois as lutas anteriores chagaram ao fracasso, mas Suzana sabe que se continuar desta forma o mundo pode entrar em crise novamente e esta poderá mudar a situação econômica em que vivemos hoje.

Suzana procurou saber sobre as multinacionais e transnacionais, ela aprendeu sobre a bolsa de valores, a história, as discriminações no mundo do trabalho, o consumismo e descobriu o porquê de tanta injustiça.
Seria necessário que muitos assim como Suzana percebêssemos e buscássemos as razões pelas quais essas injustiças acontecem. O mundo precisa de pessoas conscientes que reconheçam os seus valores e saibam que são eles que fazem esse mundo ir para frente, que seus saberes e suas ações tem influencia nessa sociedade.
O avô de Suzana, no final do livro lhe apresenta uma possível solução, que seria a diminuição do avanço tecnológico no mundo todo, isso traria melhorias em vários sentido, diminuiria o consumismo, a destruição da natureza, o gasto das empresas em tecnologia e faria do mundo uma sociedade mais igualitária, mas ainda existiriam pessoas com muito e com pouco dinheiro. Sendo assim, concordo com Suzana, não tenho certeza se isso funcionaria. Pois como a avó de Adriana disse: - “Minha filha, enquanto existirem homens que são donos das empresas e outros que nada tem de seu para vender senão sua força de trabalho, o mundo não encontrará nem justiça nem paz”. Mas ainda concordo que se houverem possibilidades, por que não tentar? Toda tentativa de melhoria é válida e devemos buscar as idéias possíveis.
Reconheço que falar em mudança social em um mundo capitalista é algo complicado. Mas sei que não é impossível a conscientização de uma nova sociedade, hoje estou aqui como aluna, aprendendo sobre o capitalismo como nunca aprendi em todo o processo de aprendizagem que tive anteriormente, sei que essa mesma aprendizagem os meus alunos terão e esse processo fará um dia uma sociedade consciente e destinada a fazer um mundo mais justo.

Gostaria de lhe agradecer a oportunidade de compreender um pouco mais sobre a nossa história e de perceber o quanto ela é importante para nós nos dias de hoje, espero que Suzana possa tocar direto ou indiretamente muitas pessoas e as façam despertarem interesses na busca pela verdade e por um mundo melhor.

Atenciosamente,        
Sirlane Franco.

2 comentários:

Sua opinião é de grande importancia para mim, por isso, deixe o seu comentário ou crítica.