domingo, 11 de dezembro de 2011

CARACTERISTICAS DA APRENDIZAGEM.



Processo Dinâmico – É a aprendizagem de forma ativa por parte do educando, não só no sentido externo físico, mas físico, intelectual, emocional e social. O método de ensino da escola moderna tornou o aprendizado ativo e por essa característica tende a um processo dinâmico.
Processo Continuo – O individuo aprende continuamente, desde o seu nascimento até o fim de sua vida, se deparando com situações que exigem soluções e geram aprendizado. As instituições (escola, família,...) devem atentar para essa aprendizagem, cuidando para que esta não ocorra de forma errada que possa prejudicar seu ajustamento e sua personalidade.
Processo Global ou «Compósito» - É o comportamento global de qualquer indivíduo, ao se deparar com um problema todos os elementos que constitui a personalidade são ativados para que o corpo encontre o equilíbrio emocional e a resolução do problema, que gera aprendizado.
Processo Pessoal – A aprendizagem é intransferível não pode passar de um indivíduo para o outro. Antigamente acreditava que o professor deveria apresentar o conteúdo e que realizado os movimentos necessários, obrigava o aluno a aprender. Hoje o aluno é o centro dessa aprendizagem, pois cada um tem o seu tempo e sua maneira de despertar o cognitivo.
Processo Gradativo – É um processo gradativo e ascendente onde os conhecimentos adquiridos previamente são acrescidos com um novo (Ex: a forma de se organizar o currículo escolar).
Processo Cumulativo – O aprendizado depende da maturidade e dos conhecimentos prévios. Quem constrói um conhecimento, adquire a capacidade de solucionar problemas encontrados no cotidiano, sendo assim, gera uma mudança de comportamento adaptando-se ou integrando-se a sua personalidade ou ao ajuste social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é de grande importancia para mim, por isso, deixe o seu comentário ou crítica.