domingo, 11 de dezembro de 2011

MINHAS MEMÓRIAS DA ALFABETIZAÇÃO.

Não tenho muitas lembranças dessa época, não sei se foi porque gostei, ou até mesmo porque não me agradou. Lembro-me que pelo fato da minha mãe trabalhar, deu início aos meus estudos, no então chamado hoje Jardim I, aos três anos de idade, nesse período estudei pouco, não sei a razão. No ano seguinte não estudei.
Após um ano voltei à escola, lembro-me da Tia Edna, residente até hoje no município, nesse período a escola era em outro prédio, que foi utilizado por muito tempo para a educação infantil. Nesta, fazíamos alguns trabalhos de colagem, cola colorida, tinta, etc., tudo bem regrado e com o auxilio dos professores, apreendíamos as letras, os números, as continhas já eram trabalhadas, porem com o uso de figuras e não com números.
Com os seis anos de idade, fui para a 1ª série, lá já se cobrava a leitura como um dos requisitos para se passar de ano, ensinávamos a ler com sílabas e se errávamos era corrigido no exato momento.
Pude perceber nos dias de hoje que a minha ex-professora se acha a tal, só porque deu aula muitos anos na 1ª série, mas o mundo evoluiu e ela ficou para traz.
Recordo-me das provinhas que fazíamos, eram sempre individuais e ficávamos até termina-las. Lembro-me de uma colega que passou arrastada, a mãe preferiu que ela repetisse o ano para que pudesse aprender mais, contudo não sei se foi bem assim, pois esta permaneceu na primeira série até o período em que eu já estava no colegial, será que repetir é um requisito para aprender? Isso é que me leva a refletir sobre a repetência nas escolas e às vezes entendo que nem sempre esse é o melhor caminho. Lembro-me que a diretora da alfabetização foi quem iniciou uma tradição para a alfabetização, que foi a formatura da alfa, foram momentos bons, guardei por muito tempo minhas provinhas e a pastinha de cantos, mas infelizmente hoje eu não os tenho mais, possuo também uma cartilha a qual não me recordo a série, porém sei que era minha e tive acesso às minhas matriculas, no entanto ela é bem simples e só havia o ano e o nome da professora, somente o primeiro nome. Professora, gostaria de ressaltar que infelizmente estes arquivos ficaram em minha cidade e por isso não vão fazer parte do meu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é de grande importancia para mim, por isso, deixe o seu comentário ou crítica.