domingo, 11 de dezembro de 2011

GUIA PRÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO (MARLENE CARVALHO)

SÍNTESE 
SIRLANE FRANCO DE CARVALHO NUNES

Marlene Carvalho em sua obra “Guia prático do alfabetizado” nos leva a refletir e até mesmo nos norteia no grande desafio que nós educadores enfrentamos na busca em produzir bons leitores. O livro nos leva a compreender o processo de alfabetizar, desta forma, é preciso mostrar o que se obtém com a leitura e torná-la atraente, facilitar para que o aluno veja os diversos usos sociais da leitura e da escrita.
É importante ler em voz alta histórias e textos de vários gêneros e fazer com que os alunos participem da leitura, fazendo criar hipótese, ideias, compreender e interpretar a leitura, despertando o gosto pela leitura e um raciocínio crítico, a fim de compreender a escrita e os diferentes gêneros, para que dessa forma possa saber o que esperar de um determinado texto.
A criança não possui a mesma lógica de um adulto, sendo necessário que o professor escolha o tipo de texto que mais seja de interesse ao aluno. Todo professor deve achar seu melhor caminho para alfabetizar.
Os diferentes tipos de atividade citadas no livro levou-me a refletir e ter mais convicção que esta forma de se trabalhar na alfabetização é uma das melhores maneiras, pois, é nesse processo que a leitura e a escrita passam a ter significado para o aluno, diferentemente do uso silábico como base para a alfabetização.
Diante do que li, pude perceber atividades que ainda não fazia parte da minha pratica em sala, no entanto só fez com que eu percebesse que essa forma de trabalhar facilita o aprendizado e incentiva o aluno a ser um bom leitor, a curiosidade da criança é com certeza um ótimo incentivo para o seu avanço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é de grande importancia para mim, por isso, deixe o seu comentário ou crítica.